555 TIMER

Os 3 tipos de 555

Esquema de como funciona

Eu considero o pai dos CIs, ele apaixonou muita gente, eu ainda sou um fã,  fazíamos coisas muito à frente, para a altura.555 Timer é um circuito integrado útil que pode actuar como um timer ou um oscilador.

Pino 1:GND

Pino 2 (gatilho): "Trigger"

É usado para definir o flip-flop. Quando a tensão no pino 2 passa de cima para baixo de 1/3VCC, o comparador no IC muda para alto, configurando o flip-flop.

Pino 3 (Saída):

A saída do 555 é accionada por um buffer de inversão capaz de afundar ou fornecer cerca de 200 mA. Os níveis de tensão de saída dependem da corrente de saída, mas são aproximadamente Vout(alto) = VCC-1,5 V e Vout(baixo) = 0,1 V.

Pino 4 (Reiniciar):

Reset ativo-baixo, que força 0 alto e pino 3 (saída) baixo."

Pino 5 (Controle):

Usado para substituir o nível 2/3VCC, se necessário, mas geralmente é aterrado por meio de um condensador de desvio de 0,01 μF (o condensador ajuda a eliminar o ruído de alimentação do VCC). Uma tensão externa aplicada aqui definirá um novo nível de tensão de disparo.

Pino 6 (limiar):

Este pino de entrada é usado para reiniciar o flip-flop. Quando a tensão no pino 6 passa de abaixo para acima de 2/3VCC, o comparador muda para alto, "zerando" o flip-flop."

Pino 7 (Descarga):

Ele é usado para ligar o pino 7 à terra. Isso causa a descarga do condensador."

Pino 8 (tensão de alimentação Vcc):

Normalmente entre 4,5 e 16 V para temporizadores TTL 555 de uso geral. (Para versões CMOS, a tensão de alimentação pode ser tão baixa quanto 1 V.)

Modo de operação

"Modo Astable": neste modo de operação, o temporizador 555 não tem estado estável, a tensão de saída continua subindo e descendo, a frequência do aumento e da subida e descida e a duração em que a tensão de saída permanece alta ou baixa depende dos valores das resistências e o condensador.

Capacitância vs frequência do temporizador Astable Timer

"Monoestable"

Neste modo de operação o timer 555 tem um estado estável, a tensão de saída fica sempre em 0V até que um pulso negativo seja aplicado ao pino 2 (Trigger), quando o pulso é aplicado no pino 2 a tensão de saída sobe, o tempo em qual a tensão de saída permanece alta depende dos valores de R e C

Notas sobre o temporizador 555

555 CIs vêm nos tipos bipolares e CMOS. Os temporizadores bipolares 555 usam transístores bipolares internos, enquanto os temporizadores CMOS 555 usam transístores MOSFET. Esses dois tipos de temporizadores 555 também diferem em termos de corrente de saída máxima, tensão/corrente de alimentação mínima, corrente de disparo mínima e velocidade máxima de comutação. Com excepção da corrente de saída máxima, o CMOS 555 supera o bipolar 555 em todos os aspectos.

A maioria dos CIs CMOS 555 tem C em seu número de peça, como TLC555, LMC555, etc.

LMC555 tem tensão de alimentação mínima de 1,5V e máxima de 15V

Abaixo estão alguns temporizadores BJT 555:

NE555 tem tensão de alimentação mínima de 4,5V e máxima de 15V

SN555 tem tensão de alimentação mínima de 4,5V e máxima de 18V

Temporizador 555 simples, duplo e quádruplo

555 Também estão disponíveis em dual ou quad num único pacote.

555 Projeto Timer Astável. Principais características; A frequência pode ser variada pelas duas resistências variáveis. Alimentado por bateria. 

by DIY ELECTROWOOD PROJECTS
© 2023 Todos os direitos reservados
© 2023 Todos los derechos reservados 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora