BJT

Vários tipos de Transistores
Um transístor é um dispositivo semicondutor de três terminais que é composto de semicondutores do tipo P e N, ao contrário do díodo, o transístor possui três semicondutores unidos para formar o transístor NPN ou PNP, o transístor pode ser chamado de semicondutor tríodo, os terminais são designados CEB (Colector, Emissor e Base)
O transístor pode actuar como um amplificador (amplificando a corrente que passa por ele). Pode ser usado como um interruptor electrónico (em electrónica digital).
O transístor de junção bipolar é um dispositivo tríodo, basicamente consiste em semicondutor tipo 2N + semicondutor tipo 1P ou semicondutor tipo 2P e semicondutor tipo 1N. Existem basicamente 2 tipos de BJT NPN e PNP.
Direcções de fluxo actuais, ponto importante
Para um transístor NPN a tensão do colector deve ser maior que a tensão do emissor, resumindo deve existir uma diferença de potencial de valor significativo em Vce.
Para um transístor NPN, a corrente flui para a base e a corrente flui do colector para o emissor
Para um transístor PNP, o emissor deve estar em um potencial maior do que o colector, Vec deve ser alto para passar a corrente do emissor para o colector.
Para um transístor PNP, a corrente flui para fora da base e a corrente flui do emissor e desce para o colector
Característica BJT
A partir do gráfico, quando um BJT é operado entre a saturação e a região de corte, o transístor actua como um interruptor
-Região de saturação é a região de operação onde flui a corrente máxima do colector.
-Região de corte é a região de operação onde não há corrente fluindo pelo colector, apenas uma quantidade muito pequena de corrente chamada corrente de fuga.
-Região activa quando um BJT é operado nesta região, o transístor actua como um amplificador, nesta região existe uma relação linear entre corrente de base, corrente de colector e corrente de emissor.

Analise de saturação e corte

Simbologia
