RESISTÊNCIAS
Podem ver no meu canal https://www.youtube.com/@DiyElectrowoodProjects uma explicação sobre resistências em https://www.youtube.com/watch?v=Ae_o5SGyLqo&t=71s
Uma resistência é um dispositivo eléctrico que reduz um fluxo de corrente.
Uma resistência pode ser usada para definir uma corrente operacional para um componente electrónico, como um circuito integrado, para evitar que o componente se queime devido ao excesso de corrente que passa por ele.
A maioria das resistências têm seu valor indicado em código de cores na sua superfície. A resistência é medida em Ohms (Ω). A classificação de potência de uma resistência deve ser determinada para saber se é uma resistência de potência para uso em aplicações de alta corrente ou aplicações de pequenos sinais. As resistências são classificadas de acordo com sua potência máxima de dissipação, exceder a potência nominal pode alterar o valor da mesma ou a resistência pode ser danificada por completo. Algumas resistências de potência não são codificados por cores, o valor é escrito em números em cima deles.
O ohm é o símbolo da resistência eléctrica (Ω). 1 Ohm é igual a um Volt/Ampére. As resistências são fabricadas numa faixa muito ampla de valores de 0,01Ω, KΩ, MΩ e GΩ. O valor da maioria das resistências fixas são indicadas por código de cores, cada cor tem seu valor, além disso existe também a tolerância que vai de +- 0.1 a +-10%
Os potenciómetros são usados nos equipamentos para permitir a mudança da operação desejada. Como exemplo, o potenciómetro de volume permite o aumento ou diminuição do nível da intensidade do som, já o potenciómetro de brilho permite o controlo de luminosidade. Os potenciómetros são resistências reguláveis que variam até à sua resistência máxima.
Existe também resistências que se alteram consoante a luminosidade e outras consoante a temperatura.
A simbologia que se apresenta nos esquemas, existe vários tipos de simbologia, o sistema europeu e americano
PODEM DESCARREGAR TABELA EM: https://drive.google.com/file/d/1UoUOK7JNZkGBWF_yLUjvfWsnndh2M_oB/view?usp=share_link
Puedes ver en mi canal https://www.youtube.com/@DiyElectrowoodProjects una explicación sobre resistencias en https://www.youtube.com/watch?v=Ae_o5SGyLqo&t=71s
Una resistencia es un dispositivo eléctrico que reduce el flujo de corriente.
Se puede usar una resistencia para establecer una corriente de funcionamiento para un componente electrónico, como un circuito integrado, para evitar que el componente se queme debido al exceso de corriente que lo atraviesa.
La mayoría de las resistencias tienen su valor indicado en un código de colores en su superficie. La resistencia se mide en ohmios (Ω). Se debe determinar la potencia nominal de una resistencia para saber si es una resistencia de potencia para uso en aplicaciones de alta corriente o aplicaciones de pequeña señal. Las resistencias se clasifican según su máximo poder de disipación, exceder la potencia nominal puede cambiar su valor o la resistencia puede dañarse por completo. Algunas resistencias de potencia no están codificadas por colores, el valor está escrito en números encima de ellas.
El ohmio es el símbolo de la resistencia eléctrica (Ω). 1 ohmio es igual a un voltio/amperio. Las resistencias se fabrican en una gama muy amplia de valores desde 0,01Ω, KΩ, MΩ y GΩ. El valor de la mayoría de resistencias fijas se indican mediante código de colores, cada color tiene su propio valor, además también existe una tolerancia que va desde +- 0,1 hasta +-10%.
Los potenciómetros se utilizan en los equipos para permitir cambiar la operación deseada. Por ejemplo, el potenciómetro de volumen te permite aumentar o disminuir el nivel de intensidad del sonido, mientras que el potenciómetro de brillo te permite controlar el brillo. Los potenciómetros son resistencias ajustables que varían hasta su resistencia máxima.
También hay resistencias que cambian según la luminosidad y otras según la temperatura.
La simbología presentada en los diagramas, existen varios tipos de simbología, el sistema europeo y americano.
PUEDES DESCARGAR LA TABLA EN: https://drive.google.com/file/d/1UoUOK7JNZkGBWF_yLUjvfWsnndh2M_oB/view?usp=share_link

Temos aqui para exemplificar uma tabela de cores bastante elucidativa para resistências de 4 cores
Aquí, como ejemplo, tenemos una tabla de colores muy informativa para resistencias de 4 colores.

Vários tipos de resistências de valor fixo

Resistências variáveis e potenciómetros, fixas e as especiais

Vitrificadas, acimentadas, com dissipação, SMD, filme metálico, de carvão e de ponte .

PCB com resistências de valor fixo soldadas

Vários componentes SMD incluindo resistências de valor fixo SMD com tamanhos 0,8mm a 4mm